
Em 2001 Vin Diesel e Paul Walker inauguraram uma das franquias mais querida e populares do cinema.
Quando Velozes e Furiosos foi lançado em 2001, ele havia sido concebido como mais um blockbuster de verão. Mas para a surpresa de quase todos, o filme da Universal Pictures foi um enorme sucesso, arrecadando mais de 207 milhões de dólares no mundo inteiro. Mas, mesmo assim, ninguém previu que o filme iria inaugurar a franquia multi-bilionária que é hoje.
O filme de ação original, estrelado pelo falecido Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster, está comemorando o seu 15º aniversário no dia 22 de junho. Confira 15 curiosidades abaixo.
1. Paul Walker tinha uma queda pela Jordana Brewster e Vin Diesel por Michelle Rodriguez. Embora não se saiba até que ponto os membros do elenco estavam se relacionando nos bastidores, o diretor Rob Cohen confirmou todos os atorers estavam envolvidos romanticamente - na vida real - com seus respectivos interesses amorosos na tela. "Vin começou a se interessar por Michelle ... ou vice-versa", disse ele em uma entrevista de 2015. "Paul definitivamente estava caidinho por Jordana".
2. O segundo romance foi improvisado. O personagem de Letty Ortiz (Michelle Rodriguez) não seria originalmente uma das protagonistas, mas uma vez que Rodriguez se juntou ao elenco para interpretá-la, Cohen criou mais cenas com a personagem. Ele fez isso através do desenvolvimento de uma história de amor entre Letty e Dom (Diesel).
3. Dois protagonistas não tinham carta de motorista, Jordana e Michelle não tinham cartas de motorista antes de gravarem o filme.
4. O atores tiveram aulas de direção em Las Vegas, Walker, Rodriguez, Diesel e Brewster tiveram que dirigir carros de Formula 1 quando estavam se preprandop para gravar as cenas de corrida. "Nós podiamos ver imediatamente que Paul seria um ótimo piloto", contou Cohen. "Ele tinha um talento natural. Ele não tinha medo. Você podia ver que ele estava se apaixonando pelos carros".
5. Vin Diesel quebrou o nariz de um dublê, a briga retratado durante uma cena das cenas de corrida acabou ficando muito real e Vin Diesel acidentalmente quebrou o nariz do dublê que estava interpretando um segurança.
6. A localização de casa de Dom é o centro do filme, onde acontecem as cenas de romance, festas e entrosamento do grupo. No filme o endereço aparece como “1327”, mas na realidade a casa é o número 724 da Rua East Kensington em Los Angeles. A casa está intacta até hoje e continuou a ser usada nos outros filmes (Velozes e Furiosos 4, 6 e 7).
7. A casa era branca por um motivo, Cohen fez os proprietários da casa pintá-la de branco para destacar as cores vibrantes dos carros.
8. O filme quase recebeu a classificação de "para maiores de 18 anos". O filme provavelmente não teria feito o mesmo sucesso se tivesse recebido a classificação para maiores de 18. Rob Cohen estava muito preocupadocom essa possibilidade porque o longa tem cenas de violência, corrida ilegal de carros e duas meninas se beijando em uma das cenas de festa, e ele acreditava que com essa classificação o filme iria ser um desastre de bilheteria. "Mais tarde eu descobri a MPAA [Orgão resposável por definir as classificações dos filmes] pensou que era uma menina e um menino com cabelos longos," disse o diretor.
9. O filme foi editado para ganhar a classificação "para maiores de 13 anos", Matt Schulze, que interpretou Vince (um dos membros da equipe original de Dom), aparece tão ensanguentado em um cena, que o diretor precisou corta-la para se adequar à classificação desejada. Cohen ainda precisou remover uma cena em que Johnny Tran (Rick Yune) é visto colocando óleo na boca de um mecânico.
10. O filme foi inspirado em um artigo de jornal. A ideia para o filme surgiu com base em um texto de 1998 publicado na revista americana Vibe sobre os rachas em Nova York.
11. Já existia outro filme chamado Velozes e Furiosos. Lançado em 1955 o filme homônimo era um drama criminal estrelado por John Ireland e Dorothy Malone, no qual ele vive um homem que foi preso injustamente e consegue fogir da prisão. A Universal teve de fazer um acordo com Roger Corman - que possuía os direitos sobre o nome - para conseguir lançar o filme com este título.
12. Uma stalker do rapper Ja Rule faz uma participação. Segundo os extras do DVD, uma fã de Ja Rule, que estava no set para tietar o rapper, acabou sendo usada como figurante. Ela aparece ao lado de Edwin (Rule) antes dele entrar em uma corrida.
13. O filme se inspirou nos clássicos. No Tempo das Diligências (1939), Donnie Brasco (1997), Amor, Sublime Amor (1961) e Caçadores de Emoção (1991), tudos eles foram usados como fonte de inspiração para partes do filme.
14. O trem não estava tão próximo. Você se lembra da cena em que Dominic e Brian O’Connor (Walker) quase são atingidos por um trem um movimento durante uma corrida? Na realidade os atores não estavam em perigo, os carros e a locomotiva foram filmados em momentos diferentes e depois as gravações foram mescladas na pós produção.
15. Muitos carros foram usados. A cena do racha no deserto usou 1.500 carros e contou com a participação de mais de 1.000 figurantes.